DRONES & MODELOS DIGITAIS DE SUPERFÍCIE

Os modelos digitais de superfície (MDS) são um importante produto dos mapeamentos aéreos com Drones. Entenda como este produto é aplicado na indústria.

solucao-mineracao-facilit-air

Retomando a série de publicações sobre Mapeamento Aéreo Topográfico, hoje apresentaremos um importante produto gerado a partir do mapeamento, o Modelo Digital de Superfície (MDS). Este modelo representa todo o conjunto de elevações  da área mapeada.

Esses valores de elevação podem vir do topo dos edifícios, das copas de árvores, linhas de energia elétrica e outros tipos de cobertura, acima do nível do terreno. Um MDS captura as coberturas naturais e artificiais/construídas na superfície da terra. É importante ressaltar, portanto, que um MDS não pode ser utilizado para a geração das Curvas de Nível da área de interesse, pois elementos existentes acima do nível do solo estão representados no modelo, enquanto as curvas de nível devem representar exclusivamente as elevações do terreno (e não das superfícies). 

Para as curvas de nível, há outro modelo aplicável, que apresentaremos em nosso próximo artigo. Fique ligado!

Um MDS é especialmente útil na modelagem 3D e é relevante em telecomunicações, linhas de transmissão, planejamento urbano, aviação e silvicultura.

Invasão da zona de aproximação da pista: Na aviação, as obstruções na zona de aproximação e decolagem (ZAD) podem ser examinadas com um MDS para garantir que não haja colisões. Basicamente, as elevações das superfícies (naturais e artificiais) são avaliadas quanto à interferências na trajetória que as aeronaves assumem quando estão mais próximas do solo. Inclusive, este tipo de produto é geralmente utilizado pelas prefeituras no planejamento urbano, criação de planos diretores e definição das informações básicas, tais como limites de altura, para construção de novos empreendimentos em áreas próximas a aeródromos.

Gerenciamento do porte de vegetação: Ao longo de uma linha de transmissão, por exemplo, é possível utilizar um MDS para identificar onde e o quanto a vegetação está se aproximando (ou invadindo) a área dos cabos condutores de alta tensão.

 

Jamerson Cunha

Jamerson Cunha

Co-Fundador & Diretor de Operações da Facilit'Air
M. Eng. Aeronáutica & Manutenção de Sistemas Aeronáuticos
Eng. Mecânico

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com outras pessoas.