BAIXA DE CONSTRUÇÃO OBTIDA POR PROCEDIMENTOS DIGITAIS

Novo procedimento estabelecido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte elimina vistorias presenciais e incorpora a utilização de Drones para a produção de modelos tridimensionais as-built que representam com fidelidade a edificação construída.

A Facilit’Air emprega os Drones não somente como uma forma de inovação, mas como uma ferramenta de produtividade. Nós desenvolvemos e oferecemos soluções inteligentes com Drones para a otimização da indústria da Construção Civil.

Em função da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte decretou o isolamento social dos seus servidores, incluindo as equipes responsáveis pela fiscalização de obras. Dessa forma, através das Portarias SMPU Nº 022/020 e SMPU Nº 026/2020, a prefeitura disponibilizou um novo procedimento para a realização dos processos de fiscalização que viabilizou a continuidade da obtenção das Baixas de Construção mesmo durante a Pandemia.

O que mudou no processo?

Anteriormente, os fiscais se deslocavam fisicamente até às obras para realizar as avaliações necessárias com o objetivo de verificar o atendimento às legislações aplicáveis, bem como a conformidade com o projeto aprovado. Com o novo procedimento, essas verificações passam a ser realizadas de duas formas:

Modelagem Tridimensional (As-Built) e Relatório Fotográfico: os modelos tridimensionais obtidos através do mapeamento aéreo com Drones representam, com fidelidade, a edificação construída e permitem, inclusive, a realização de avaliações dimensionais, tais como: afastamentos frontais, laterais e de fundos, altura total da edificação, altura máxima em divisas, cálculo de áreas permeáveis externas, etc. Já o Relatório Fotográfico permite uma melhor compreensão da edificação internamente através de fotografias específicas que comprovam a conclusão de áreas comuns, padronização de vagas de estacionamento e áreas de manobra, medições de pé direito de unidades por amostragem, etc.

Videoconferência: após a análise e aprovação da documentação submetida, a Prefeitura agendará uma vídeoconferência com o objetivo de realizar verificações adicionais. A vídeoconferência é realizada através da plataforma Google Meet, onde, de um lado, o fiscal solicitará ao Responsável Técnico (RT) que demonstre a conformidade dos parâmetros desejados – medições amostrais de afastamentos, pé direito, padronizações de acessibilidade, etc. Caso alguma não conformidade seja identificada, o construtor será “notificado” e receberá um prazo adequado para a demonstração de adequação dos parâmetros indicados. Neste caso, um novo relatório fotográfico e uma nova videoconferência podem ser solicitados.

Conheça quais são as novas exigências

A Facilit’Air é pioneira no atendimento aos novos requisitos para a Baixa de Construção Obtida por Procedimentos Digitais e já contribuiu para a obtenção da Baixa de Construção de diversas construtoras em Belo Horizonte.

 

Você ou a sua construtora desejam suporte técnico especializado para a obtenção da baixa de construção?

Fale com a nossa equipe. Os nossos especialistas estarão à disposição para melhor orientá-lo(a) e atendê-lo(a).

www.facilitair.com.br
contato@facilitair.com.br
(31) 99536 0031

Jamerson Cunha

Jamerson Cunha

Co-Fundador & Diretor de Operações da Facilit'Air
M. Eng. Aeronáutica & Manutenção de Sistemas Aeronáuticos
Eng. Mecânico

NEWSLETTER

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com outras pessoas.

Ficou Alguma Dúvida?

Seus dados NUNCA serão compartilhados, não enviamos SPAM. Solicite um retorno!
Solicitar Contato
close-link