Tradicionalmente, o stringing – nome dado para a transposição dos cabos elétricos de alta tensão sobre as torres de transmissão de energia, eram feitos apenas com helicópteros – que sobrevoavam o intervalo entre as duas torres e efetuavam a ligação, ou operadores das empresas de energia elétrica.
Hoje em dia, é possível fazer a transposição destes cabos com drones de alta performance, com a ajuda de um piloto capacitado.
Efetuar esse trabalho com os drones, além de mais rápido, reduz em cerca de 70% dos custos do lançamento dos cabos, impactando também na redução direta de riscos de segurança, consequências ambientais negativas na fauna e flora, e por sua vez também viabiliza projetos em áreas de difícil acesso, sítios arqueológicos, APPs (áreas de preservação permanente), cursos d’água, rodovias e ferrovias, por exemplo.
Saiba mais sobre o lançamento de cabos elétricos com drones clicando aqui.
O mapeamento topográfico, importantíssimo para calcular ângulos horizontais e verticais, desníveis e acidentes topográficos que podem se tornar obstáculos dentro de obras – sejam elas edificações urbanas ou projetos de infraestrutura viária, é usualmente feito com teodolito, miras, estádias, estacas, balizas topográficas e… Ufa, cansei!
A verdade é que o mapeamento topográfico não é uma tarefa simples de ser realizada. Feita da forma usual, pode demorar de 8 a 15 dias, a depender do tamanho e da complexidade do terreno.
Mas a boa notícia é que a Topografia agora também pode ser feita com drones!
Sendo mais uma solução desenvolvida por especialistas em drones para impactar diretamente na melhora da produtividade, a realização do mapeamento topográfico com as aeronaves não tripuladas pode diminuir (e muito!) O investimento de tempo e dinheiro na criação dos mapas topográficos, além de resultar em dados muito mais detalhados e possibilitar o mapeamento de áreas de difícil acesso.
Com os drones, é possível mapear uma área de 31ha com apenas 40 minutos de trabalho em campo, o que levaria mais de 3 dias no método tradicional – sem contar o tempo de processamento dos dados.
Além de ser mais barata, essa solução consegue mapear lugares inacessíveis e emite dados muito mais precisos.
Agora eu deixo pra você pensar: imagina o quanto foi economizado com mão de obra? Calcule: para você, seria bom fazer em 6 horinhas o que levaria 3 dias para ser feito?
Saiba mais sobre o mapeamento topográfico com drones clicando aqui.
Utilizando sensores que captam reflexos de luz emitidos pelas plantas, que aliados com modelagens e tecnologias de GPS criam mapas inteligentes de partes da plantação para que especialistas avaliam se ela está ou não doente, condição que pode ser percebida através da interpretação desses mapas gerados pelos drones. Essa tecnologia é capaz de identificar pragas e doenças, bem como ervas daninhas, por exemplo.
Esses mapas, que posteriormente também poderão ser lidos por drones de pulverização, são responsáveis por cerca de 40 a 50% de economia, pois como se sabe a partir do mapa de monitoramento de lavouras onde a plantação está doente, aplica-se pesticidas apenas naquela área.
É uma solução que apesar de nova, vem caindo no gosto dos produtores por ser rápida, rentável e produtiva.
Também é possível, através dos drones, resolver outros problemas relacionados ao monitoramento no ramo da agropecuária, como acompanhar à distância animais em pastos, e invasores em plantações – o que ocorre em época de colheita do milho, por exemplo).
Saiba mais sobre como os drones podem ser aplicados nas lavouras clicando aqui.
Depois de usar os drones para descobrir onde a lavoura está doente, também podemos curá-la usando os drones!
Como falamos acima, os drones também podem ser usados na pulverização de lavouras.
E não, você não leu errado! Feito com aeronaves específicas – não, elas não são tratores voadores – esse processo aplica fertilizantes ou pesticidas agrícolas apenas onde é necessário, pois o drone estará lendo um mapa inteligente da plantação, que identifica onde ela está doente – como falamos no último tópico. Promovendo economia de produtos, evitando amassar a plantação pois é feito direto do ar, ao contrário de tratores que andariam em cima da terra, compactando o solo e o deixando infértil.
Além destes benefícios, é importante citarmos que os drones podem ser usados como máquinas fertilizantes logo após as chuvas, pois não tem a limitação de deslizar no solo molhado, como os tratores.
Saiba mais sobre a pulverização de drones assistindo uma reportagem da Facilit’Air sobre isso, clicando aqui.
Imagina só ter que carregar um caminhão com minérios, levá-los até uma balança, pesá-los para depois levá-los ao porto e, finalmente, exportá-los?
Tendo, durante o caminho, que perder parte desse minério por conta de carga e descarga, sem ter assertividade e exatidão de quantidades a serem entregues?
Para resolver isso, existe o cálculo volumétrico, técnica utilizada para medir volumes de pilhas enormes de materiais, que pode ser aplicada em diversos setores industriais.
Apesar de mais comum na mineração, também é usada na construção civil e na agroindústria.
Mesmo sendo de extrema importância, tornou-se obsoleto devido a necessidade de equipes especializadas, equipamentos de alto custo e lentidão na obtenção de informações – o que é um problema ainda maior quando se trata de grandes áreas.
Aplicando inovação para melhorar a produtividade, ganhando tempo e economizando dinheiro, os drones são empregados usando uma técnica parecida com o mapeamento topográfico, medindo o volume das pilhas de grãos, minérios e até mesmo movimentações de terra através de várias fotos que, juntas, tornarão possível a interpretação desses dados obtidos de forma mais rápida comparada ao modo tradicional.
Operar o processo de volumetria com os drones é sinônimo de economia de tempo, maior assertividade quando se trata de dimensão dos volumes e, principalmente, economia financeira.
Quais as vantagens disso tudo para você?
Os nossos Drones e Pilotos estarão à sua disposição.
Ficou alguma dúvida? Fale conosco através desses contatos:
www.facilitair.com.br
contato@facilitair.com.br
(31) 99536 0031
Consultor de Sucesso do Cliente na Facilit'Air
e Criador de Conteúdo Para Mídias Sociais da Empresa.
A FacilitAir é uma empresa jovem, inovadora e moderna, localizada em Belo Horizonte/MG, que nasceu a partir do incansável desejo de dois engenheiros em oferecer soluções inteligentes utilizando Drones para otimização de negócios. Juntos, os fundadores acumulam, aproximadamente, 20 anos de expertise no mercado de aviação civil, com relevâncias nacional e internacional, e têm como premissa levar a cultura aeronáutica para o universo dos Drones.
A FacilitAir é uma empresa jovem, inovadora e moderna, localizada em Belo Horizonte/MG, que nasceu a partir do incansável desejo de dois engenheiros em oferecer soluções inteligentes utilizando Drones para otimização de negócios. Juntos, os fundadores acumulam, aproximadamente, 20 anos de expertise no mercado de aviação civil, com relevâncias nacional e internacional, e têm como premissa levar a cultura aeronáutica para o universo dos Drones.
(31) 3024-4490